Business Process Management

Implementação BPM

bpmNum mundo empresarial com desafios cada vez mais exigentes, com maior concorrência e maior expectativa do cliente, a diferenciação de uma empresa passa necessariamente pela eficiência dos seus processos e pela sua capacidade de adaptação e resposta às frequentes mudanças no negócio.
Os gestores de negócio necessitam ter a capacidade de analisar, monitorizar e agir perante a realidade do seu negócio e às alterações que o mercado lhe impõem. O Oracle BPM Suite é um produto que coloca a tecnologia ao serviço da excelência da gestão dos processos, permitindo um controlo completo e integrado dos mesmos, mesmo nos que não existem de forma formal nos sistemas operacionais tradicionais ou se encontram assentes em ficheiros office, por exemplo, potenciando uma constante melhoria na sua eficiência e eficácia.
A Suite de BPM da Oracle está totalmente integrada com as tecnologias de Middleware Oracle, trabalhando em conjunto de forma a suportar as necessidades de negócio e aproveitar ao máximo as capacidades das aplicações empresariais existentes, providenciando as melhores ferramentas BPM tais como:
  • Modelação de processos através do Standards da industria como o BPMN 2.0;
  • Ferramentas próprias direcionadas aos perfis dentro da empresa, como sejam o “Process Composer” para utilizadores/analistas de negócio e o JDeveloper para os developers;
  • Capacidade de prototipagem rápida de processos end-to-end, sem utilização de código, permitindo desta forma aos analistas de negócio um envolvimento real no desenho das aplicações de suporte aos processos
  • Um desenho de processo comum aos responsáveis do negócio, analistas e programadores: O processo desenhado será o que será executado;
  • Capacidade de simulação de processos, que permite testar alterações de negócio antes de as aplicar, com o respectivo cálculo de impactos.
  • Ferramentas colaborativas que permitem as equipas de projecto trabalharem em conjunto e manterem a compreensão necessária dos entregáveis da solução;
  • Suporta tarefas humanas com interfaces eficientes e eficazes construídos sobre ADF, ou no caso de aplicações móveis, sobre ADF Mobile;
  • Monitorização em tempo real de tarefas de processo, permitindo gerir proactivamente SLA’s existentes e reagir de forma atempada a eventos de negócio – Prevenir em vez de Corrigir.
  • Totalmente integrado com Oracle Web Center Content tirando partido das capacidades de gestão documental em processos de negócio centrados em documentos.
  • Reutilização de serviços e eventos através de uma arquitectura orientada a serviços e assente no Oracle SOA Suite, que tira partido de Standards da industria, tais como BPEL;
  • Ferramentas de Suporte à execução dos processos, permitindo a equipas de suporte uma rápida e efectiva resposta a solicitações do negócio em processos em produção que necessitam de intervenção ad-hoc.
Organizações podem ainda tirar vantagens do Oracle BPM de forma a suportar e dirigir os seus esforços de optimização de processos à medida que novos paradigmas emergem:
  • Maior colaboração as equipas de TIC e de negócio durante a fase de elaboração através de ferramentas colaborativas baseadas na Web que simplificam, reduzem custos e promovem uma maior autonomia numa aproximação ao BPM do tipo “Self-service”.
  • Colaboração entre utilizadores num ambiente de trabalho partilhado através das capacidades disponibilizadas pelo “Social BPM”.
  • Incorporação de capacidades de Case-Management e abordagens híbridas, potenciando o que de melhor oferecem as duas abordagens.