Governação SOA com EAMS

Garantir SOA Governance com o EAMS e o Oracle Enterprise Repository

Nos últimos 12 anos, a Link tem marcado presença em áreas como a Governação e Arquitectura, no que respeita práticas e metodologias, produtos, know-how e competências tecnológicas. O Enterprise Architecture Management System – Oracle Enterprise Repository Edition (EAMS – OER Edition) é o resultado desta experiência e combina esta solução de gestão de EA’s com o OER, de forma a disponibilizar um produto especializado em Governação SOA, que junta o melhor dos dois mundos, facilitando os projectos, iniciativas e programas de SOA Governance.

Enterprise Architecture Management System

Enterprise Architecture Management System (EAMS) é uma solução de automação que permite a gestão eficiente de Arquitecturas Empresariais. A solução disponibiliza capacidades para criar, configurar e analisar dados de um repositório, vistas arquitecturais, relatórios e gráficos analíticos.
Garantir SOA Governance com o EAMS e o Oracle Enterprise Repository

Oracle enterprise Repository

O Oracle Enterprise Repository (OER) é um dos maiores e mais centrais elementos das soluções de SOA Governance da Oracle. O OER disponibiliza as ferramentas necessárias para governar os metadados de qualquer tipo de componente de software, desde processos de negócio e serviços, até padrões, frameworks, aplicações, componentes e modelos. OER mapeia as relações e interdependências que conectam estes componentes para melhorar as análises de impacto, promover e optimizar a sua reutilização e inclusive medir o seu impacto. Garante visibilidade, feedback, controlo e capacidades analíticas para manter o SOA no caminho correcto para entregar o valor de negócio esperado. O foco intenso na automatização ajuda a superar as barreiras de adopção SOA e a alinhar a governação durante o ciclo de vida dos serviços:

  • Análise de Dependências
  • Gestão de Portfolio

EAMS – OER Edition

A solução tira partido das vantagens e funcionalidades de ambos os produtos e combina-os numa ferramenta simbiótica que aumenta a qualidade das iniciativas e programas de SOA Governance.
O EAMS é capaz de produzir um variado número de outputs ao combinar o seu motor analítico, configurações especiíficas de SOA e os activos presentes no OER (e outras ferramentas relacionadas), catálogos e repositórios.

Delivering SOA Governance with EAMS and Oracle Enterprise Repository

As configurações permitem não só parametrização dos metadados, mas também garante blueprints configuráveis, relatórios PowerPoint, gráficos e consultas.

The SOA Blueprints

A solução vem com um conjunto de representações arquitecturais que ajudam a organização a compreender melhor o seu ecossistema SOA. Mais e novos blueprints podem ser facilmente criados de forma a acomodar as necessidades da organização em termos de detalhes, audiência alvo e metadados.

Charts & Dashboards

A solução traz um conjunto de gráficos e dashboards predefinidos que promovem uma forma mais ágil de controlar e explorar os activos SOA.

Time based visualization

Todas as representações têm uma componente temporal, e com o EAMS – OER, é possível realmente governar SOA com uma visão completa de Passado – Presente – Futuro; A solução garante também Gap Analysis, já que uma abordagem orientada ao projecto deverá ter em consideração as visões As-Was , As-Is e To-Be.

Factores diferenciadores

  • Automatização extensiva e gestão de representações arquitecturais
  • Solução para toda a organização
  • Acesso e Navegação fácil para e entre todos os artefactos e representações arquitecturais;
  • Metamodelo flexível, capacidades de configuração e extensibilidade;
  • Gestão de ciclo de vida e aplicação da dimensão do tempo sobre todo o conteúdo do repositório;
  • Configuração baseada em perfis;
  • Visibilidade abrangente
  • Alinhamento Arquitectural
  • Interfaces com utilizadores focadas na usabilidade e produtividade
  • Gestão do Ciclo de vida de activos
  • Descoberta de Serviços
  • Gestão de Versões