SOA Governance

Uma abordagem SOA Governance é obrigatória para garantir sucesso numa iniciativa SOA.
Os custos tecnológicos de uma organização não podem ser negligenciáveis, e por isso é necessário centralizar, monitorizar e controlar a contribuição de cada um dos activos tecnológicos da organização. Através da implementação de tais mecanismos, é possível obter uma visão holística e desenvolver sinergias entre os diferentes activos, potenciando a reutilização e análises de impacto no negócio, através das alterações no IT.
Compreender e implementar um modelo de Governação SOA eficiente torna-se imperativo, para compreender e assegurar a coerência e obtenção de objectivos básicos das iniciativas SOA:

  • Desenvolver os serviços correctos
  • Controlar custos e ricos associados ao processo de desenvolvimento
  • Reduzir time-to-market
A criticidade e dificuldade de obtenção destes objectivos aumentam exponencialmente com o crescimento do número dos serviços e respectiva complexidade. Como tal, é crucial que uma estratégia seja implementada para suportar uma visão a longo prazo sobre as iniciativas SOA, baseado nas regras, policies, procedimentos, standards e best-practices. Garante-se também que tanto o processo de decisão como o esforço envolvido no desenho, implementação e manutenção dos serviços são facilitados.

Experiência

Ao longo dos anos, a Link Consulting tem vasta experiência e competências, criando uma metodologia sólida e madura, baseada na experiência de diferentes projectos em clientes referência, como também nas melhores práticas do mercado.